O que é amizade?
Ao longo desses anos eu aprendi que amizade é algo que dá e passa.
As pessoas quando têm interesses em comum costumam se juntar, elas nem percebem isso mas é tudo questão de interesse ordinário, ou é interesse sexual, ou é interesse financeiro e profissional ou é interesse de não cair na vala da miséria para todo o sempre, ou é interesse em não se sentir vulnerável aos demais.
Acontece que quando esse interesse termina, a amizade vai embora e você fica com aquela carinha de cu azedo tentando entender por que aquela pessoa tão queridinha de uma hora pra outra ficou com uma cara de melão podre pra você.
Eu já tive vários amigos, depois de alguns anos, com o aparecimento das redes sociais eu tentei ir atrás deles um a um, os interesses já haviam mudado, pessoas que simplesmente gritariam de felicidade em me reencontrar, hoje em dia fazem pra mim uma carinha de bunda e no máximo me soltam um “oi!” muito do requenguelo, credo! Da vontade até de vomitar de reencontrar um traste desses.
Eu não vou me alongar muito aqui para não fazer textão, mas quando eu era uma espécie de chefe numa empresa que trabalhei, tinha uma menina que ela adorava sair pra cima e pra baixo comigo, até pagava coisas pra eu comer, era muito divertido sair com ela, hoje em dia, depois de alguns anos, ela está em outra empresa como supervisora de telemarketing e eu em outro lugar, ela faz pose de pessoa que deve guardar uma certa liderança e por isso não deve dar muita confiança aos outros, fui eu tentar me reencontrar com ela nas redes e ela foi maior fresca e fria, nem me deu atenção, tipo como se tivesse se vingando dizendo: “agora a líder sou eu aqui!” , eu não tive dúvidas e excluí isso do meus contatos, afinal, já não me basta ser desprezado por homens por eu ser negro, gay e pobretão, agora vou ser desprezado por mulheres sem graça? Eu não filho! Afaste de mim esse traste! Eu sou mais eu!
Tinha também um amigo de infância, pelo nome esquisito que ele tinha o procurei e o encontrei no Facebook, eu e ele aprontávamos demais na sala de aula, tudo era motivo para rir da cara dos outros, mas hoje em dia ele esta nesse mundo ganhando a vida fazendo coaching, ele tem muitos seguidores e me soltou um frio e gelado “oi!”, nem me adicionou, ou seja, ele agora é a estrela e eu devo me comportar como seguidor!
Mais um que eu mandei pra puta que pariu! Não sou seguidor de celebridades não!
Depois eu tive uma amiga que depois de anos eu tentei contato com ela, ela estava bem mais gorda, ela vivia traindo o marido, hoje ela virou pseudo evangélica e me disse pelo Whatsapp que o marido dela iria chegar e que por isso não poderia mais falar muito comigo. Claro, na época eu fazia vários favores profissionais pra ela, hoje eu não faço mais nada. Por isso foi perdida a minha utilidade para ela.
Eu também tive um amigo crente, na época ele sabia que eu era ateu e achava a ideia de Deus, cruel e absurda, eu ia toda hora na casa dele, era algo normal afinal estudávamos juntos. Ele depois de muitos anos teve uma filha doente, apelou à religião para supostamente curar a filha e com medo de Deus se vingar dele e anular as ‘graças’ dada à filha dele, ele acabou com as amizades dele com todas as pessoas que não eram da sua religião, inclusive comigo. Ou seja, fazer amizade com gente evangélica é uma coisa instável demais, de uma hora para outra eles podem cismar que você é um representante do diabo na terra para cortarem você da vida deles.
Então meu caro, se você reclama por não ter amigos, pergunte a si mesmo: O que as pessoas ganhariam fazendo amizade com você? Alguém para elas gozarem da cara? Ok, é valido se a “amizade” for com um sociopata. Status? Todo mundo quer estar perto de gente que rica e que faz sexo com deus e o mundo pra dizer que é igual, você é assim? Poder? Todo mundo quer parecer ser amiga do “rei” pra pegar um pouquinho de resto de poder dele e assim ser temida e venerada. Sexo? Todo mundo quer fazer amizade com quem é atraente sexualmente ou para fazer sexo depois ou para ganhar por “osmose” os seus parceiros(as) sexuais. Em resumo, quanto mais conhecemos o ser humano, mais gostamos de cachorro!
Se bem que os cães chegam perto de você, também por interesse: interesse em comida e proteção, mas se você gosta de ser o provedor de conforto deles, não vejo mal nisso…
Podemos então concluir que se você não tem buceta pra dar, nem dinheiro, nem fama, nem poder ,nem nada pra ninguém, as pessoas com o tempo irão se afastar de você e você irá aprendendo que esse negócio de amizade é ilusão e falsidade, as pessoas só querem você como escadinha para a vida delas, só.