Quando falamos em espionagem na informática imaginamos por preconceito, países demonizados por afrontarem os interesses econômicos norte americanos como a China e a Rússia, não que nesses países não exista espionagem informática, mas a maior espionagem do que fazemos parte nos dias atuais é anos luz mais sofisticada e intensamente feita por órgãos de países ocidentais ou a mando deles como os EUA.
Como assim?
Você já reparou que empresas “bondosas” e eficientes oferecem a você tudo: e-mail, redes sociais, arquivos nas nuvens , navegadores e até mesmo DNSs ? Você já reparou que quase todos esses serviços, alegando precisar saber que você é você mesmo, não perguntam mais se você é um robô mas pedem na cara dura o seu número de telefone celular? Claro, eles dizem que tudo será mantido no mais absoluto sigilo, até um belo dia algum juiz decidir aplicar uma multa de milhões em cima dessas empresas que têm esses dados ou algum governo em nome da “democracia” norte americana mandarem essas empresas abrirem tudo sobre você, é claro que quando o pescoço dessas empresas está na faca, elas vão entregar tudo sobre você, até a cor da sua meia usada na sexta feira passada. É o delas que fica na reta se elas não te caguetarem.
Pois é, então aqueles serviços bondosos na internet que pedem o seu celular para “aumentar a sua segurança” e provar que você, é você mesmo manda um SMS para o seu celular com um número, se você confirmar esse número, fica ali registrado num banco de dados o login que você usa nesses serviços marotos nas nuvens junto com o seu celular pra sempre!
O seu celular por sua vez, associa ao seu número, o seu CPF e a sua localização! Olha que lindo! Tudo feito por empresas norte americanas ou controlada por elas. Daí em tese, quando você usa um Facebook ou Twitter da vida, você é um CPF com localização definida participando de redes sociais onde o seu comportamento e personalidade são trabalhadas.
Aí você usa o WhatsApp e ele analisa os seus contatos, curiosamente aqueles contatos aparecem como sugestão de amizade para você nas redes sociais, é bem divertido mas intrigante. Teoricamente as empresas e inteligência norte americana sabem o seu CPF, o seu celular, onde você está e quem são os seus amigos , usando-se a análise com inteligência artificial, pode se saber até quem você quer fazer o sexo e o que lhe ofertar. E você aí achando que é a China a maior espiã do mundo heim!!! kkkkkkkk.
E esses DNSs gratuitos para ajudar o seu computador a achar as URLs que ele precisa? Quem te garante que eles não salvam tudo o que você pesquisa e o que você compra ou procura na web? Junta-se isso com as rede sociais, poderemos montar um perfil fantástico sobre você!
Sabe aquelas rede sociais que você usa? Elas nunca querem que você deslogue delas, sim, porque enquanto você está logado nelas (não precisa digitar senha para entrar) , os sites parceiros delas ou do governo, podem saber que você os usou e quem é você usando códigos (APIs) das redes sociais dentro dos sites deles. Já reparou que quando você tenta deslogar de uma rede social ela dá uma generosa opção de você ainda manter a sua foto lá para entrar mais fácil? Quando isso acontece , os seus cookies identificadores ainda estão ligados à rede social e os sites parceiros podem lhe sondar.
Ou seja, nós ajudamos as empresas americanas nos espionagem de uma forma lúdica e isso vem se tornando cada vez mais agressivo. Veja o Windows 11 por exemplo, praticamente ele quase te obriga ter um tipo de cadastro na internet(nuvens) além de querer guardar seus arquivos pessoais lá também, realmente é mais divertido usar o Windows assim do que criar uma conta local usando o comando net, por sua vez, como você mantem seus arquivos lá, você vai ficar mais dependente dos serviços da Microsoft e não irá abandonar o seu e-mail como fazia antes depois de um tempo, com isso, a sua vida estará nas nuvens e quando alguém precisar te investigar, não precisará só do seu computador ou celular, basta um juiz ou governo ordenar e as empresas que salvam seus arquivos irão dar um jeitinho…
E se sua empresa onde você trabalha contratasse um serviço desses grande de nuvem que cuidam dos e-mails e servidores de cloud dela e aí essa empresa que fornece a cloud tivesse cadastrado o seu celular, teoricamente seria possível o seu patrão saber o que você pesquisa sobre a empresa dele quando você fizesse uma pesquisa usando um cadastro com esse mesmo celular em outro ambiente dessa mesma empresa de cloud, não é fantástico?