Longe de mim querer ser gestor empresarial, mas as vezes eu noto que na sede das empresas de se fazer mais com menos, algumas acabam massacrando o ego dos seus funcionários gerando pessoas infelizes e revoltadas.
Todo mundo deve conhecer por aí um chefe marimbondo, aquele cara que nem gosta de ser líder, aquele cara que nem de gente gosta, mas tá lá para cobrar resultados e mais nada. Ok, esse cara é ruim de se aturar mas acreditem, tem coisa muito pior, tem o chefe narcisista/psicopata tóxico que é aquele cidadão carismático que junta todos os seus puxa sacos ao seu redor para destilar veneno das falhas dos outros funcionários em público, o bom é que essas desgraças acabam sendo promovidas rapidamente e você nunca mais vê.
Já o chefe marimbondo cavalo, não é que ele seja toxico, ou ruim por ser ruim, ele na verdade é um escravo de escravos, para assegurar o seu próprio emprego, ele nem questiona as ordem que mandaram ele dar aos seus subordinados e como ele se importa muito com a opinião do seu superior, isso em conjunto com o seu complexo de inferioridade do tamanho de um elefante, ele vai querer suprir isso sendo perfectionista: se a meta cobrada dele é 75, ele vai cobrar 96 para os seus chefes ficarem maravilhados com o seu esforço e dedicação…
O chefe vespídeo não exalta as vitorias ou aptidões que os seus liderados têm, ele não massageia o ego de ninguém quando é merecido, se o seu liderado fez uma tarefa que outro não teria coragem de fazer e que foi importante para a empresa, ele CAGA E ANDA, ele não está ali pra isso, afinal a missão do chefe marimbondo não é brindar as vitórias, não existe gozo para ele, a missão dele é simplesmente te ferroar exaltando os seus defeitos.
Com esses tipos de chefe, eu por exemplo, me sinto um mongoloide, você se sente sempre uma criancinha retardada, sempre fazendo algo errado nunca acertando nada, se você tem uma estima baixa você pensa até em desistir e sair correndo da empresa pegando o primeiro ônibus que vê pela frente.
É um direito da empresa cobrar os seus funcionários até um certo ponto, mas é contraprodutivo só ficar destacando o lado pior das pessoas, é preciso comemorar as vitórias, elogiar as conquistas, dar algumas regalias a quem conseguiu algo de forma suave que não se era esperado.
Porra! Você tem vontade de trabalhar pra quem só te da porrada? Nem cachorro funciona assim!
Eu já vi funcionários brilhantes, espertos e bem entrosados serem mandados embora só porque uma vez ou outra faltava sem dar explicações. Ora! E a contribuição que aquele funcionário dava, não conta? Não vale a pena entender mais um funcionário assim antes de mandá-lo pra rua?
Os gestores atuais jogam os seus gênios no lixo, desperdiçando os seus talentos e os fazendo se sentirem criaturas inapropriadas. Até hoje em dia eu conheço empresas e gestores assim, onde se você agir matematicamente igual a um robô, fazendo tudo o que é pedido sem alma, sem nada, eles nem aparecem para você, você não conhece nem o nome e sobre nome do(a) dito(a) cujo(a), você fica lá feito uma máquina abandonada que só deve produzir, agora se você faz dois centímetros de coisas não esperadas, essas ações são exaltadas num placar com direito até uma conversinha nada amigável para lhe mostrar o quanto você é podre e aí você fica conhecendo o seu chefe esquizoide.
Não existe mais “o jogar conversa fora”, aquele papinho gostoso e informal com seu chefe sobre bobagens da vida, feedback positivo então? Isso foi abolido, virou anátema total nas empresas que eu conheço. Como é bom a sua empresa te chamar só para dizer o quanto você é bom, isso massageia o seu ego e faz você se sentir bem, produtivo e participativo sem forçar a barra. Você até se sente mais disposto a fazer melhor as suas tarefas só para ganhar uma outra massagem no ego ou algum premio depois. Mas hoje em dia os RHs parecem tratar os seus funcionários como prostitutas baratas da estação da Luz: você tá pagando e por tanto, se acha no direito de fazer o que quiser e como bem quiser com elas, seja você um porco escroto ou não, como se só o dinheiro contasse para as pessoas. É lamentável!
Depois da batalha, devemos comemorar a vitória!
E Aí, você já foi chamado pelo seu chefe hoje, oficialmente, para ele lhe dizer o quanto você é bom? kkkkkkkk!